Inúmeras são as dietas que surgem no dia-a-dia de homens e mulheres, dispostos a emagrecer ou, até mesmo, levar uma vida mais saudável. Mas, muitas vezes, as pessoas extrapolam os limites da saúde e do bem-estar, para que o resultado apareça de fato. Ficar sem comer por horas e seguir dieta sem orientação de um especialista são algumas decisões consideradas erradas e prejudiciais ao organismo. Entre várias opções de dietas, hoje, muito se fala da dieta dos líquidos, também conhecida como dieta líquida, composta basicamente por alimentos líquidos, como sucos, sopas, shakes e vitaminas. Veja abaixo um pouco mais sobre essa alternativa de emagrecimento, seus riscos e benefícios:
1. Como funciona a dieta dos líquidos?
A dieta líquida é uma dieta muito restritiva e indicada para alguns casos específicos como hidratação, pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestório, preparos para exames e cirurgia, pré e pós-operatórios.
Ou, ainda, para quem deseja fazer um detox no organismo. Por isso, é indicado que se faça apenas por 1 dia, pois não traz uma quantidade de calorias suficiente e não faz o organismo trabalhar perfeitamente.
2. A dieta pode ser considerada saudável, por ser baseada em líquidos?
É uma dieta muito restritiva, por isso, não pode ser feita por muito tempo e deve ser orientada por um nutricionista.
3. A dieta é rica em nutrientes?
Depende, se a pessoa investir no suco verde no café da manhã, por exemplo, o resultado será a diminuição da retenção de líquidos, o auxílio no emagrecimento, ganho de energia e de propriedades desintoxicantes, ideais para quem quer eliminar aquelas calorias a mais. Age como um suco detox, limpando seu organismo.
Se combinado à alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, o suco verde será um excelente aliado contra a balança, agindo na queima de gordura e na retenção de líquido.
4. Quem pode se beneficiar com a dieta?
A dieta restritiva líquida é para casos de urgência, mas só pode ser feita com orientação médica e por um dia, caso a pessoa não se encaixe nos casos da primeira resposta. O indicado é que os caldos sejam feitos com legumes e verduras, pois são ricos em vitaminas e fibras.
5. Existe algum cuidado? Há alguma restrição?
Todo o cuidado. É preciso de acompanhamento, pois somente a nutricionista vai saber preparar um cardápio específico para cada problema e objetivo do paciente. Antes da dieta, o paciente passa por uma bateria de exames para saber como anda a saúde e para ver se é possível ou não fazer a dieta por um dia.
6. A prática de exercícios físicos é recomendável durante a dieta?
Não, pois a pessoa tende a ficar mais fraca. Por ser de baixa caloria, pode gerar tontura e mal estar.
7. Você tem alguma dica?
É essencial ter orientação de uma nutricionista, um dos maiores perigos é a redução extrema do aporte calórico diário, que pode levar a fraqueza e até desmaios. Por um longo período, pode gerar deficiências nutricionais e prejudicar o metabolismo.
Levando em conta essas recomendações, uma dieta líquida saudável deve ser completa, contendo proteínas, carboidratos e fibras. É preciso incluir iogurte, leite, sucos de frutas, água de coco e sopas.
(fonte: revista viva saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário