Você sabia que a prisão de ventre pode piorar o seu humor?
Essa relação inusitada se dá porque o intestino participa da produção de serotonina, uma substância que promove o bem-estar e combate as tensões.
Também existem evidências de que os cuidados com o órgão contribuem para a flora intestinal, o que favorece a imunidade e blinda o corpo contra o ataque de micro-organismos por trás de encrencas, como gripes e resfriados.
Conheça os principais aliados na dieta em nome do bom funcionamento intestinal:
Fibras
Existem dois grupos de fibras, o das solúveis e o das insolúveis e ambos são indispensáveis:
Solúveis
Elas se ligam a água e formam uma espécie de gel que favorece a microflora intestinal, o que é fundamental para a boa digestão e para a saúde, Frutas, hortaliças e a aveia, são ótimas fontes. O grão de chia também oferece boas doses desse tipo de fibra.
Insolúveis
Aparecem nas cascas de frutas, como a pera e a ameixa, além dos farelos de cereais, caso do trigo. Sementes de linhaça também são boas opções. As insolúveis levam ao aumento do volume fecal e dão um empurrão ao trânsito intestinal.
Água
Ela hidrata o bolo fecal, o que estimula os movimentos peristálticos e impulsiona o conteúdo para fora do organismo. Além disso, as fibras solúveis precisam do líquido para se transformar em gel e desempenhar suas funções em prol do intestino. Por isso, não espere a sede e trate de se hidratar. Beba água e inclua chás e sucos de fruta no cotidiano.
(Fonte: Revista SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário